O FUTEBOL FEMININO NO DISCURSO TELEVISIVO

Autores

  • Doiara Silva dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Futebol, discurso, televisão, comunicação

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as características discursivas da narração de partidas disputadas pela equipe do Santos Futebol Clube na Copa Libertadores de Futebol Feminino (CLF). Para tanto, foram gravadas, transcritas e analisadas (segundo a teoria da Análise Crítica do Discurso) as transmissões das partidas disputadas pela equipe. Percebemos que nas narrativas investigadas, sobressai o apelo estético em torno das mulheres, em detrimento aos aspectos técnicos e táticos da prática esportivo-competitiva em si. Por essa razão, os sentidos incorporados à prática profissional do futebol feminino continuam carecendo de uma ressignificação, como apontado por Goellner (2005). Entendemos que tal ressignificação perpassa todo o processo comunicativo.

 

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC localizada na rodovia Ilhéus- Itabuna - BA. Mestre Em Educação Física pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos - CESPCEO. Temas de interesse:Educação Física, identidade, comunicação, mídia, esporte e Metodologias de Pesquisa em Mídia.

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA). Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos - CESPCEO/UFES e do Grupo de Pesquisa de Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte - GPEFE/UESC.

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais