CAPOEIRA DIALOGIA: O JOGO DE VÁRIOS CORPOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lucas Contador Dourado da Silva Metrocamp
  • Alexandre Donizete Ferreira Metrocampe e Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300010

Palavras-chave:

Capoeira, Educação Física, corpo, dialogia.

Resumo

Esse estudo tem por objetivo fazer discussões sobre o corpo e suas implicações na Capoeira, trazendo uma visão sobre ela para a área da Educação Física. A partir de uma pesquisa bibliográfica, busca-se relacionar a prática da Capoeira com a ideia do jogo como dialogia corporal, visto que não foi encontrado nenhum trabalho que tivesse uma análise do jogo da Capoeira enquanto dialogia. Para tanto, tenta-se abordar as relações dos significados afluentes do corpo social, relacionando-o com o que chamamos de corpo capoeira. O corpo capoeira será explicitado a partir da metáfora dos vários corpos, onde construímos a ideia da dialogia corporal como um processo. Buscamos identificar a construção dialógica desse corpo capoeira através de processos que permeiam o jogo dentro da roda. Entendemos que as considerações obtidas no final desse estudo apresentam um ponto de partida para a discussão da Capoeira e, principalmente, de seu jogo.

Biografia do Autor

Lucas Contador Dourado da Silva, Metrocamp

Bacharel e licenciado em Educação Física pela Metrocamp; Metrocamp; São Paulo; Brasil

Alexandre Donizete Ferreira, Metrocampe e Unicamp

Mestre em Biologia Celuluar e Estrutural pelo Instituto de Biologia/Unicamp; Metrocamp e Unicamp; São Paulo; Brasil; Rua 260, n 352, Setor Coimbra, Goiânia, Go. CEP:74-533-030; 62- 3233-9590

Downloads

Publicado

2012-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais