PLANEJAMENTO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE CORREÇÃO DO FLUXO ESCOLAR

Autores

  • Alessandra Cristina Raimundo PPGEF-Universidade Gama Filho e Rede Estadual de Minas Gerais
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho
  • Dinah Vasconcelos Terra Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400004

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Física, Projeto Aceleração da Aprendizagem.

Resumo

Em Minas Gerais, o projeto Acelerar para Vencer vem sendo executado com vistas a oferecer estratégias de intervenção pedagógica para alunos com atraso escolar. Neste artigo, analisamos criticamente o planejamento curricular da Educação Física com a finalidade de identificar sua organização e práticas pedagógicas deste projeto. O referencial analítico utilizado para a compreensão desta política educacional está apoiado no ciclo de políticas educacionais de Sthephen Ball e Richard Bowe (1992). O corpus se constitui dos documentos das diretrizes curriculares do projeto e do planejamento dos professores. Concluímos que o planejamento ainda não expressa de fato como a Educação Física contribui no desenvolvimento de um projeto que pretende diminuir desigualdades escolares.

 

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Raimundo, PPGEF-Universidade Gama Filho e Rede Estadual de Minas Gerais

Especialização em Educação Física Escolar

EScola Estadual da Cidade Industrial - Uberlândia -MG- Rede Estadual de Minas Gerais

Brasil

Rua Benjamin Constant, 1197, apart. 101- Bairro Aparecida-Uberlândia- MG. CEP: 38400-178.

Tel: 34-9192 7182 e 34- 3211 7804

Mestranda em Educação Física na Universidade Gama Filho. Bolsista CNPq.

Sebastião Josué Votre, Universidade Gama Filho

Dinah Vasconcelos Terra, Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos Originais