FATORES MOTIVACIONAIS ASSOCIADOS À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Rosimeide Fancisco Santos Legnani Centro Universitário Franciscano do Paraná - FAE
  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Elto Legnani Instito Federal do Paraná - IFPR
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Wagner de Campos Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Motivação, atividade física, promoção de saúde, adulto jovem.

Resumo

O estudo identificou fatores motivacionais associados à prática de exercício físico em estudantes universitários mediante versão traduzida e adaptada do Exercise Motivation Inventory. Metodologia: participaram do estudo 63 sujeitos (20 e 30 anos). Resultados: Os fatores motivacionais mais importantes foram Prevenção de Doenças, Prazer/Bem-Estar e Condição Física. Diferenças significativas entre os gêneros foram observadas em cinco fatores motivacionais: Afiliação (p ? 0,01), Competição (p ? 0,01), Controle do Peso Corporal (p ? 0,04), Reabilitação da saúde (p ? 0,03) e Reconhecimento Social (p ? 0,05). Conclusão: importantes aspectos motivacionais devem ser considerados em intervenções direcionadas à promoção da prática de exercício físico em estudantes universitários.

Biografia do Autor

Rosimeide Fancisco Santos Legnani, Centro Universitário Franciscano do Paraná - FAE

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998) e Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas/PR (2000). Especialista em Fisiologia do Exercício - Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004), mestrado em Educação Física (Atividade Física e Saúde) pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência no campo da Educação Física: com ênfase em Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade infantil, estilo de vida, aptidão física, musculação, atividade física, exercício físico, e aulas em grupo (fitness).

 

Rosimeide Francisco Santos Legnani. Rua Coração de Maria, n.92, BR-116-Km95, Jardim Botânico, CEP: 80215-370, Curitiba, PR, Brasil. Email: legnanirosi@hotmail.com

Telefone: +55 (41) 3360-4331 Fax: +55 (41) 3360-4336

Dartagnan Pinto Guedes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

possui graduação em Educação Física Habilitação Em Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1984) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina, - Revista Brasileira de Medicina do Esporte, - Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , - Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , - Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , - Revista Brasileira de Ciências do Esporte , - Revista Brasileira de Fisioterapia , - Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e - Revista Portuguesa de Ciências do Desporto . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, aptidão física, atividade física, composição corporal e antropometria.

Elto Legnani, Instito Federal do Paraná - IFPR

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1989), especialização em Treinamento Desportivo UFRJ (1990), especialização em Avaliação da Performance Motora - UEL (1993), Mestrado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida - UFSC (2006), atualmente é doutorando da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2009). Professor efetivo da UTFPR - Campus - Toledo/PR. Com experiência na área de Educação Física, ênfase nos seguintes temas: Fisiologia Esportiva, Treinamento Desportivo, Futebol, Futsal, Saúde e Qualidade de Vida, Avaliação Física e Estatística.

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Cursou Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) durante dois anos (2007-2009). Participou de projetos de Pesquisa e Extensão da UFC, desenvolvendo pesquisas de caráter observacional e experimental. Atualmente é aluno do programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte (CEPEE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física Programada, Nível de Atividade Física, Estilo de Vida, Aptidão Física, Adolescentes e Excesso de Peso

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado/Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Paraná, trabalhando com as disciplinas de Desenvolvimento Motor e Metodologia da Pesquisa. É orientador nas seguintes linhas de pesquisa: atividade física e fatores de risco para a saúde; desenvolvimento fisiológico; treinamento desportivo na infância e adolescência.

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais