FUTEBOL, SEXO E ROCK AND ROLL: O FUTEBOL MODERNO NA REVISTA PLACAR

Autores

  • Renato Machado Saldanha Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
  • Silvana Vilodre Goellner UFRGS

Palavras-chave:

Futebol, mídia, estudos culturais, representações sociais.

Resumo

A partir dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, buscamos analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, em sua fase “Futebol, Sexo & Rock and Roll”, publicada entre abril de 1995 e fevereiro de 1999. O exame desse material nos permite afirmar que a representação de futebol moderno produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: a gestão moderna, onde o futebol é administrado como um negócio que objetiva, direta ou indiretamente, o lucro; o torcedor moderno, entendido como um consumidor; o jogador moderno: pensado e produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem.

Biografia do Autor

Renato Machado Saldanha, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS

Licenciada em Educação Física. Doutora em Educação. Professora da Escola de Educação Física (UFRGS). Pesquisadora Produtividade Pesquisa CNPq

Downloads

Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais