A partir dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, buscamos analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, em sua fase “Futebol, Sexo & Rock and Roll”, publicada entre abril de 1995 e fevereiro de 1999. O exame desse material nos permite afirmar que a representação de futebol moderno produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: a gestão moderna, onde o futebol é administrado como um negócio que objetiva, direta ou indiretamente, o lucro; o torcedor moderno, entendido como um consumidor; o jogador moderno: pensado e produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem.
Biografia do Autor
Renato Machado Saldanha, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul
Silvana Vilodre Goellner, UFRGS
Licenciada em Educação Física. Doutora em Educação. Professora da Escola de Educação Física (UFRGS). Pesquisadora Produtividade Pesquisa CNPq