A MÍDIA E O ÍDOLO RONALDO: ANALISANDO AS MATÉRIAS DA FOLHA ONLINE (2002-2009)
Autores
Everton Albuquerque Cavalcanti
UFPR
André Mendes Capraro
UFPR
Palavras-chave:
Mídia, ídolo Ronaldo, folha online, futebol.
Resumo
A globalização tem levado a informação aos mais diversos locais, possibilitando a exposição da imagem dos ídolos esportivos por todo o planeta. O esporte tem sido considerado um exemplo para a formação de ídolos. Para tanto, faz-se necessário entender essa questão sociocultural: a relação interdependente do ídolo com a imprensa e o torcedor. O objetivo do presente estudo é de investigar como a imprensa retrata a imagem do ídolo Ronaldo “Fenômeno” e como isso se expressa no ideal do torcedor. A principal conclusão foi que a imprensa retrata a imagem do Ronaldo de acordo com os acontecimentos de sua vida pessoal e esportiva. Ou seja, quando a fase é positiva, o atleta é caracterizado como exemplo a ser seguido. Porém, quando a fase é negativa, é passível de críticas.
Biografia do Autor
Everton Albuquerque Cavalcanti, UFPR
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e membro do núcleo de estudos futebol e sociedade da UFPR.
André Mendes Capraro, UFPR
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, professor adjunto III do Departamento de Educação Física da UFPR e membro do núcleo de estudos futebol e sociedade da UFPR.