A SOCIOLOGIA CONFIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS – POTENCIALIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DO ESPORTE

Autores

  • Juliano de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Augusto Starepravo Universidade Federal do Paraná
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Sociologia, esporte, lazer, Norbert Elias.

Resumo

Neste artigo procuramos avaliar algumas contribuições bem como potencialidades teórico--metodológicas da abordagem sociológica de Norbert Elias no que diz respeito à delimitação do esporte como objeto relevante de pesquisa, e que pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre o comportamento dos seres humanos em termos do redirecionamento da economia emocional que tem preponderado em sociedades mais diferenciadas como as nossas de hoje. Na primeira parte do texto procuramos apresentar em linhas bastante gerais, de que maneira o esporte veio a ser concebido por Elias como um problema sociológico. Já na segunda parte, temos por principal intuito argumentar que alguns aspectos da abordagem eliasiana criticados por Dias (2010), em texto publicado nesse mesmo periódico, ao invés de se constituírem como reservas para uma adequada tematização do fenômeno esportivo, tratam-se, outrossim, das principais contribuições do modelo de Elias para o estudo sociológico do esporte.

Biografia do Autor

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física; Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamerica de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE); Curitiba/Paraná/Brasil

 

Correspondência:

 

Juliano de Souza

Rua José Zagonel Passo, 460

Vila Bela, Guarapuava, Paraná

CEP – 85027-110

Fone – (42) 4101 1783

 

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física; Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamerica de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE); Curitiba/Paraná/Brasil

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Física; Universidade Federal do Paraná; Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS); Asociación Latinoamerica de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE); Curitiba/Paraná/Brasil

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Publicado

2014-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais