PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO CORPORAL

Autores

  • Luz Elena Gallo Profesora Titular de la Universidad de Antioquia, Grupo de Investigación: Estudios en Educación Corporal (Medellín – Antioquia – Colombia)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400003

Palavras-chave:

Educação corporal, práticas corporais, motricidade, experiência do próprio corpo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar a motricidade a partir de práticas cor- porais, como dançar, jogar e caminhar, assim como o gesto e as sensações cinestésicas no horizonte da Educação corporal. Interessa mostrar a Motricidade como essa experiência que nós mesmos fazemos do Corpo (leiblich) para estabelecer uma relação com a Educação. A motricidade, no horizonte da Educação Física, realça as práticas corporais não com o fim de prescrever práticas institucionalizadas ou normatizadas, mas com a pretensão de favorecer experiências, e como este pathos ocorre, afetando, tocando-nos e atuando sobre nós mesmos, o que pressupõe examinar a Educação à luz do acontecimento, que não pretende planejar o sensível nem normatizar a experiência.

Biografia do Autor

Luz Elena Gallo, Profesora Titular de la Universidad de Antioquia, Grupo de Investigación: Estudios en Educación Corporal (Medellín – Antioquia – Colombia)

Docente e investigadora de la Universidad de Antioquia-Colombia

Downloads

Publicado

2013-01-26

Edição

Seção

Artigos Originais