EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Soraya Corrêa Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elenor Kunz UFSC
  • Lísia Costa Gonçalves de Araújo UNIVALI

Palavras-chave:

Educação ambiental, formação de professores, educação física, parâmetros curriculares.

Resumo

Este trabalho está entre os que estudam a Educação Ambiental e a Educação Física. Através da análise teórica de documentos, livros e artigos buscamos evidenciar no campo da Educação Ambiental os objetivos, princípios e diretrizes construídos historicamente, e identificamos na Formação de Professores em Educação Física os limites e as possibilidades para desenvolver trabalho pedagógico de acordo com os princípios da Educação Ambiental. Indicamos que essa aproximação entre a Educação Ambiental e a Formação de Professores em Educação Física pode ser pensada a partir da compreensão crítica de conteúdos e formas específicas da Educação Física.

Biografia do Autor

Soraya Corrêa Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Física/ UFSC, graduação em Educação Física/ UFBA, graduação em Filosofia/ UFBA (incompleto) e mestrado em Educação/ UFBA. Tem experiência de atuação profissional no ensino básico em EF e no ensino superior/ estágio de docência na UFBA e na UFSC, e Professoa titular na Faculdade Regional da Bahia/ Educação Física/ Fundamentos e Concepções da EF e Esporte e na Faculdade Itamaraty/ Pedagogia/ Metodologia científica e de ensino, em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Metodologia do Ensino, Comunicação Oral, Metodologia do Trabalho Científico. Foi pesquisadora do CNPq, CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Fundamentos e Concepções da Educação e da Educação Física, Estágio Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, cultura corporal, formação de professores, meio ambiente e fundamentos epistemológicos.

Elenor Kunz, UFSC

Possui doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pela Universitat Hannover (1987) e pós-doutorado pela Universitat Hannover (1996) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial da Pensar a prática (1415-4676), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (0101-3289), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (1807-5509), Revisor de periódico do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X), Revisor de periódico da Motrivivência (0103-4111), Membro de corpo editorial do Movimento (Porto Alegre) (0104-754X) e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Ciências do Esporte.

Lísia Costa Gonçalves de Araújo, UNIVALI

Possui doutorado e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá/RJ (1998), graduação em educação física pela Universidade Gama Filho/RJ (1987) . Atualmente é professora da UNIVALI na graduação do curso de educação física. Tem experiência na área de Educação, Educação especial e saúde com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, esporte, linguagem, movimento e educacão.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais