A JUVENTUDE ENTRE O DESEJO E A REALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS NÚVENS À DOCÊNCIA...
Autores
Gilson Cruz Junior
Universidade Federal de Santa Catarina
Francisco Eduardo Caparroz
Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave:
Educação Física, formação docente, juventude.
Resumo
Este artigo aborda as manifestações da condição juvenil no contexto da formação inicial em Educação Física, observando como o “ser jovem” interfere na construção dos itinerários aca- dêmicos dos sujeitos neste curso, e (re)configura suas compreensões acerca do ser professor. Mediante questionários e entrevistas, verificou-se que este elemento sustenta diferentes formas de (des)compromisso, ligadas a aspectos como: sentidos da Educação Física na escolarização; consumo; autossuficiência; reconhecimento; família.
Biografia do Autor
Gilson Cruz Junior, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), atualmente é tutor do curso de formação de professores de Educação Física, modalidade a distância, na mesma instituição, e mestrando do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-UFSC).