A PRESENÇA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE NOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E EM PSICOLOGIA, EM UNIVERSIDADES MEXICANA

Autores

  • Pedro Reynaga-Estrada Universidad de Guadalajara
  • Alejandra Yazmín Landeros-Rubio Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)
  • Tania Lorena Alonso Gómez Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)
  • Antonio García Santana Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Palavras-chave:

Psicologia, esporte, Educação Física, avaliação educacional.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar o peso percentual das unidades de aprendizagem de psicologia da atividade física na estrutura curricular para a formação profissional inicial e de pós-graduação nos currículos de Educação Física versus Psicologia, em universidades mexicanas. De caráter descritivo e transversal, e tendo como universo 144 currículos de Psicologia e 68 de Educação Física, o estudo mostrou que nos Programas de pós-graduação em Psicologia o peso percentual é um pouco maior (16.36) que nos Programas de Pós-graduação em Educação Física (14.33). Entretanto, ao considerarmos graduação e pós-graduação conjuntamente, o peso percentual das unidades de aprendizagem é três vezes superior nas disicplinas de Educação Física (3.13) em relação às de Psicologia (0.93).

Biografia do Autor

Pedro Reynaga-Estrada, Universidad de Guadalajara

Doctor en Ciencias de la Salud Pública. Profesor-Investigador Titular “B” de Tiempo Completo. Jefe del Laboratorio de Psicología de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Guadalajara.

Alejandra Yazmín Landeros-Rubio, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Laboratorio de Psicología de la Actividad Física y Deporte, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México) E-mail: aylr0001@red.ujaen.es

Tania Lorena Alonso Gómez, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Laboratorio de Psicología de la Actividad Física y Deporte, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Antonio García Santana, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Laboratorio de Psicología de la Actividad Física y Deporte, Universidad de Guadalajara (Guadalajara – Jalisco – México)

Publicado

2013-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais