A EPISTEMOLOGIA NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS (NO CONTEXTO DA UNOCHAPECO)...

Autores

  • Ricardo Rezer Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Área de Ciências da Saúde; Curso de Educação Física, Endereço: Rua Domingos Querubim, 91-D. Chapecó, SC (89814120)

Palavras-chave:

Epistemologia, disciplina curricular, formação inicial, Educação Física.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a “presença” da epistemologia enquanto disciplina específica na formação inicial em Educação Física (EF). Para tal, apresento uma abordagem sobre o tema “epistemologia” na formação inicial em EF e, em seguida, reflexões sobre o modelo disciplinar na formação inicial. Entendo que não é suficiente tratar “epistemologia” como uma disciplina específica no processo de formação inicial em EF, embora seja possível, no sentido de possibilitar aprofundamentos. Concluo afirmando que, mais do que uma disciplina, trata-se de “assunto” que requer uma abordagem complexa, que “atravesse” os processos de formação, no cotidiano da formação inicial, em todas as disciplinas

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Área de Ciências da Saúde; Curso de Educação Física, Endereço: Rua Domingos Querubim, 91-D. Chapecó, SC (89814120)

Professor da UNOCHAPECO; Doutor em Educação Física (PPGEF/UFSC)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais