DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA TEMÁTICA TERCEIRA IDADE NO PERÍODO 2001-2006

Autores

  • Marco Aurélio Acosta UFSM
  • Jarbas Marzari

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar a produção científica na área da educação física e terceira idade. A pesquisa contemplou a análise documental, via on-line (internet), de 20 cursos de pós-graduação nacionais de três periódicos científicos e de uma entidade de pesquisa conceitualmente reconhecida. As atividades desenvolvidas compreenderam: visitas virtuais às páginas eletrônicas de cada uma das instituições e visitas ao site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizando-se, nessas buscas, o armazenamento dos resumos de teses e dissertações, de periódicos científicos, de linhas e projetos de pesquisa que apresentavam a palavra-chave “educação física”, especificamente aqueles ligados à temática terceira idade, submetendo-se, posteriormente, todos os documentos coletados à análise por intermédio dos instrumentos disponíveis. Como resultados do estudo, pode-se inferir que, nos trabalhos relacionados à terceira idade, predomina o treinamento e atividade física (TAF) como temática, o paradigma positivista (P), o método quantitativo (QT) e as ciências naturais e exatas (CNE). Embora haja o predomínio de “modelos empíricos”, os “modelos fenomenológicos” vêm crescendo, fato este que acreditamos ser de fundamental importância para a produção científica, a qual poderá ser vista por uma via de mão-dupla, não apenas se restringindo a um ou outro paradigma.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Acosta, UFSM

Docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jarbas Marzari

Especializando em educação física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Edição

Seção

Seção temática