CONTRIBUIÇÕES DO LEGADO FREIREANO PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
Saulo Françoso
Serviço Social da Indústria
Marcos Garcia Neira
Faculdade de Educação da USP
Palavras-chave:
Paulo Freire, currículo, Educação Física, cultura.
Resumo
O presente artigo incita o debate em torno do campo curricular da Educação Física a partir de algumas das categorias centrais da obra de Paulo Freire, quais sejam: educação problematizadora, diálogo, conscientização, invasão cultural, rigorosidade metódica e cultura popular. Para tanto, extrai dos seus escritos elementos que possam inspirar uma reflexão sobre a organização da tarefa educacional, articulando-os a estratégias para a construção de uma prática político-pedagógica engajada nos pressupostos críticos. Procurando situar o legado freireano no emaranhado das relações que envolvem a cultura corporal, defende uma pedagogia culturalmente orientada que se caracteriza pelo respeito e valorização dos saberes e experiências dos estudantes, direcionando seus esforços na desconstrução das narrativas dominantes que justificam qualquer forma de discriminação social.
Biografia do Autor
Saulo Françoso, Serviço Social da Indústria
Mestre em Educação. Professor Especialista do SESI.
Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP
Professor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo