QUAIS COMPORTAMENTOS TÁTICOS DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-14 PODEM MELHORAR APÓS 20 SESSÕES DE TREINO?

Autores

  • Carlos Raphael Braga Corrêa de Souza Curso Marly Cury RS Assessoria Desportiva e Saúde Endereço: Avenida Sete de Setembro, 165, Icaraí. Fone: 21-27103436. Niterói, Rio de Janeiro. Brasil.
  • Ezequiel Steckling Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Luzerna. Endereço: Rua São Roque, 41, Centro. Fone: 49-35234300. Luzerna, Santa Catarina. Brasil
  • Israel Teoldo Costa Universidade Federal de Viçosa Endereço: Avenida Peter Rolfs, s/n, Campus Universitário. Fone: 31-38992200. Viçosa, Minas Gerais. Brasil.
  • Amândio Braga Santos Graça Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Endereço: Rua Doutor Plácido Costa, 91. Fone: 351-225074700. Porto, Portugal.

Palavras-chave:

Futebol, tática, treino, Teaching Games for Understanding

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar quais os comportamentos táticos podem ser alterados após 20 sessões de treino. A amostra foi composta por 18 jogadores da categoria sub-14. O instrumento utilizado para a avaliação dos comportamentos táticos foi o FUT-SAT e as sessões de treino foram baseadas no Teaching Games for Understanding. Verificaram-se diferenças significativas em quatro variáveis: no Princípio Tático “unidade defensiva”, no total de ações táticas realizadas, no Índice de Performance Tática de Jogo e no Percentual de Erros do Princípio Tático “espaço”. Concluiu-se que os treinos foram eficazes, especialmente, no que diz repeito ao aumento do Índice de Performance Tática do Jogo.

Biografia do Autor

  • Carlos Raphael Braga Corrêa de Souza, Curso Marly Cury RS Assessoria Desportiva e Saúde Endereço: Avenida Sete de Setembro, 165, Icaraí. Fone: 21-27103436. Niterói, Rio de Janeiro. Brasil.

    Possui mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino jogos Desportivos, Futebol, Princípios de Jogo, Aprendizagem.

    Curriculo Lattes:

    http://lattes.cnpq.br/6127280282289340

  • Ezequiel Steckling Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Luzerna. Endereço: Rua São Roque, 41, Centro. Fone: 49-35234300. Luzerna, Santa Catarina. Brasil
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (2006) e mestrado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010), com reconhecimento pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente, é professor do Instituto Federal Catarinense e aluno de doutorado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas da Gestão Desportiva e da Metodologia do Treino de Futsal e Futebol. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9926943642918970
  • Israel Teoldo Costa, Universidade Federal de Viçosa Endereço: Avenida Peter Rolfs, s/n, Campus Universitário. Fone: 31-38992200. Viçosa, Minas Gerais. Brasil.

    Possui doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e coordenador do Convênio de Mobilidade Acadêmica entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal de Viçosa. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas do Futebol, Tática, Formação de Talentos, Análise de Jogo, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo.
    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8364970814095329

  • Amândio Braga Santos Graça, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Endereço: Rua Doutor Plácido Costa, 91. Fone: 351-225074700. Porto, Portugal.
    Professor do departamento de Pedagogia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutor em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, formação inicial, basquetebol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

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Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais