VIOLÊNCIA E BULLYING: MANIFESTAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Weyboll Rocha Weimer Universidade Federal do Mato Grosso
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Educação Física, alunos.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a ocorrência de situações de violência e bullying nas aulas de Educação Física, bem como o sentimento dos alunos que vivenciaram e/ ou sofreram com tais situações durante as aulas. Este se desenvolveu por meio de entrevista com 55 alunos de uma escola pública da cidade de Cuiabá, MT, de idades entre 10 e 14 anos, da 5ª e 6ª séries (6º e 7º ano). Foi possível observar que o entendimento de violência e bullying estão relacionados às vivências de seu cotidiano escolar, familiar e comunitário, definindo as brigas, xingamentos, ameaças e coação com bastante naturalidade, como situações comuns do dia a dia. Quanto ao sentimento das vítimas diante das agressões, identificamos nos relatos tristeza, mágoa, vergonha, raiva, vontade de sair do local.

Biografia do Autor

Weyboll Rocha Weimer, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciatura em Educação Física – Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

Especialista em Educação Física Escolar - Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciatura em Educação Física – Faculdades Integradas de Santo André/ FEFISA

Mestre em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP

Doutor em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP

Professor Adjunto II da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

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Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais