VIOLÊNCIA E BULLYING: MANIFESTAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Weyboll Rocha Weimer Universidade Federal do Mato Grosso
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Violência, Bullying, Educação Física, alunos.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a ocorrência de situações de violência e bullying nas aulas de Educação Física, bem como o sentimento dos alunos que vivenciaram e/ ou sofreram com tais situações durante as aulas. Este se desenvolveu por meio de entrevista com 55 alunos de uma escola pública da cidade de Cuiabá, MT, de idades entre 10 e 14 anos, da 5ª e 6ª séries (6º e 7º ano). Foi possível observar que o entendimento de violência e bullying estão relacionados às vivências de seu cotidiano escolar, familiar e comunitário, definindo as brigas, xingamentos, ameaças e coação com bastante naturalidade, como situações comuns do dia a dia. Quanto ao sentimento das vítimas diante das agressões, identificamos nos relatos tristeza, mágoa, vergonha, raiva, vontade de sair do local.

Biografia do Autor

  • Weyboll Rocha Weimer, Universidade Federal do Mato Grosso

    Licenciatura em Educação Física – Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

    Especialista em Educação Física Escolar - Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

  • Evando Carlos Moreira, Universidade Federal do Mato Grosso

    Licenciatura em Educação Física – Faculdades Integradas de Santo André/ FEFISA

    Mestre em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP

    Doutor em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP

    Professor Adjunto II da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso/ UFMT

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Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais