A TELEVISÃO E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Sidnei Rodrigues Batista
  • Mauro Betti

Resumo

Abordamos a necessidade de a escola educar para a linguagem audiovisual, destacando uma perspectiva de educação física escolar que participe do processo de educação na e com a televisão, capacitando os alunos a assistirem de forma crítica as transmissões televisivas do esporte e demais práticas corporais. Apoiando-nos nos referenciais da pesquisa “qualitativa”, realizamos uma intervenção no contexto de um programa de educação física escolar de uma série do ensino fundamental, introduzindo o uso de produção televisiva (desenho animado) como estratégia de ensino. Concluímos que houve uma aprendizagem com significado, a partir de algo que as crianças gostam, e que a educação física escolar deve superar o chavão da aula “prática”.

Biografia do Autor

Sidnei Rodrigues Batista

Professor da Faculdade de Educação Física da Uni Sant’Anna - campus de São Paulo E-mail: sidnei_batista@uol.com.br

Mauro Betti

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp - campus de Bauru E-mail: mbetti@fc.unesp.br

Downloads

Publicado

2008-08-26

Edição

Seção

Seção temática