A TELEVISÃO E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Autores
Sidnei Rodrigues Batista
Mauro Betti
Resumo
Abordamos a necessidade de a escola educar para a linguagem audiovisual, destacando uma perspectiva de educação física escolar que participe do processo de educação na e com a televisão, capacitando os alunos a assistirem de forma crítica as transmissões televisivas do
esporte e demais práticas corporais. Apoiando-nos nos referenciais da pesquisa “qualitativa”, realizamos uma intervenção no contexto de um programa de educação física escolar de uma série do ensino fundamental, introduzindo o uso de produção televisiva (desenho animado) como estratégia de ensino. Concluímos que houve uma aprendizagem com significado, a partir de algo que as crianças gostam, e que a educação física escolar deve superar o chavão da aula “prática”.
Biografia do Autor
Sidnei Rodrigues Batista
Professor da Faculdade de Educação Física da Uni Sant’Anna - campus de São Paulo
E-mail: sidnei_batista@uol.com.br
Mauro Betti
Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da
Faculdade de Ciências da Unesp - campus de Bauru
E-mail: mbetti@fc.unesp.br