O SIGNIFICADO DA DOR FÍSICA NA PRÁTICA DO ESPORTE DE RENDIMENTO

Autores

  • Petrucio Venceslau de Moura Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Campus Barreiros, Coordenação de Educação Física, Esporte e Lazer.
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e Faculdade Maurício de Nassau
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco - UPE, Escola Superior de Educação Física - ESEF
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Departamento de Educação Física - DEF.

Palavras-chave:

Dor, esporte, atletas, mulheres.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o significado referente à dor física presente na experiência vivida por mulheres atletas de rendimento. Para isso, cinquenta e duas atletas de futsal, basquete e voleibol, relataram suas percepções referentes às experiências de dor, por intermédio da aplicação das técnicas de entrevista e questionário. Os dados obtidos foram analisados mediante aplicação da estatística descritiva e Análise de Conteúdo de Bardin. Desta forma, a dor foi apresentada pelos sujeitos como parâmetro para a origem de experi- ências prazerosas na prática esportiva, como resposta natural do corpo ao treinamento, que permite a identificação do alcance máximo de esforço, e também como um agente limitador e incapacitante, principalmente durante a competição.

Biografia do Autor

Petrucio Venceslau de Moura, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Campus Barreiros, Coordenação de Educação Física, Esporte e Lazer.

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física - UPE/UFPB, professor de educação física escolar do IFPE e membro dos grupos de pesquisa Laisthesis - laboratório de estudos sobre corpo, estética e sociedade - UFPB e Grupo de estudos e pesquisas socio-culturais: o indivíduo em educação física e desporto - UPE.

Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrado em Educação Física pelo Pograma Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE / UFPB (2011), na Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano e bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto da ESEF - UPE.

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ e Faculdade Maurício de Nassau

Mestrado em Educação Física pelo Pograma Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB (2011), na Linha de Pesquisa: Estudos Sócio-Culturais do Movimento Humano e bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto da ESEF - UPE. E pesquisadadora do LAESTUS - Laboratório de Estudos em Lazer, Esporte, Turismo e Sociedade. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em estudos sócioculturais.

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco - UPE, Escola Superior de Educação Física - ESEF

Pós-doutorado pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física. Atua na Graduação e na Pós-graduação nos Mestrados Associados de Educação Física da Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba; e no de Enfermagem da Universidade de Pernambuco/ Universidade Estadual da Paraíba. Ministra aulas nas áreas da Educação Física e Enfermagem com ênfase nas Sociologias do Desporto,do Corpo, das Emoções e da Saúde; bem como no campo metodológico da pesquisa qualitativa.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Departamento de Educação Física - DEF.

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). É professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais