FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À INTENSIDADE DE DOR NAS COSTAS EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA/RS

Autores/as

  • Matias Noll Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rodrigo Arruda Fraga Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Bruna Nichele da Rosa Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Cláudia Tarragô Candotti Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palabras clave:

Dor nas Costas, Saúde do Adolescente, Epidemiologia, Postura.

Resumen

Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência e intensidade de dor nas costas (DC), e os fatores de risco associados a um nível de elevada intensidade de dor em escolares do Ensino Fundamental de Teutônia, RS. Participaram deste estudo epidemiológico 1597 escolares de 5ª a 8ª séries. Os dados foram coletados por meio de um questionário auto-aplicável e analisados a partir de uma análise multivariável e do cálculo das razões de prevalência (RP) (a=0,05). Verificou-se que a prevalência de DC nos últimos três meses foi de 55,7% (n=802) e que a elevada intensidade de DC está associada com as variáveis: frequência de dor (RP=1,37; p=0,001), impedimento ao realizar atividades do dia-a-dia (RP=1,25; p=0,001) e meio de transporte do material escolar (RP=1,10; p=0,026).

Biografía del autor/a

  • Matias Noll, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
    Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rodrigo Arruda Fraga, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
    Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Canoas, RS, Brasil.
  • Bruna Nichele da Rosa, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
    Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Cláudia Tarragô Candotti, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
    Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS) e professora dos cursos de Fisioterapia e Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) desta instituição. Porto Alegre, RS, Brasil.

Archivos adicionales

Publicado

2016-06-09

Número

Sección

Artigos Originais