SENTIDOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS FORA DA ESCOLA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fábio Machado Pinto UFSC
  • Jaison José Bassani UFSC
  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400008

Palavras-chave:

Balanço do saber, práticas corporais, ensino fundamental, desigualdades sociais.

Resumo

No presente trabalho são analisados balanços de saberes e questionários de 585 alunos da quarta série de 15 escolas da rede pública de Florianópolis-SC, objetivando compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais aprendidas fora da escola. Nossos resultados revelam que: a) elementos socioculturais marcam o sentido das práticas corporais aprendidas fora da escola; b) as práticas corporais preferidas pelos alunos, extramuros escolares, são de caráter institucional, especialmente esportes coletivos e individuais; c) apesar das dificuldades dos escolares para refletir por escrito sobre as práticas corporais, foram identificadas categorias relacionadas ao sentido dessas práticas, entre as quais predominam o sentido do prazer.

Downloads

Publicado

2013-01-26

Edição

Seção

Artigos Originais