“JOGANDO” COM AS DIFERENTES LINGUAGENS: A ATUALIZAÇÃO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autores
Juliana de Alencar Viana
Universidade Federal de Minas Gerais
Cristiane Oliveira Pisani Martini
Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave:
Currículo, Educação física, Jogos e brinquedos.
Resumo
Este texto busca uma aproximação entre o campo de estudos e intervenções do lazer e a Educação Física escolar, a partir das reflexões sobre uma experiência com a transposição de linguagens em um curso de formação de professores de Educação Física. A proposta consistiu na transposição da linguagem midiática dos jogos eletrônicos para uma experiência corporal educativa que enriquecesse as práticas da Educação Física escolar. Buscou-se incrementar uma formação crítica para apropriação, ressignificação e promoção de experiências a partir das mais diferentes linguagens, a fim de ampliar o repertório de vivências, trazendo implicações para a formação e atuação em educação física escolar.
Biografia do Autor
Juliana de Alencar Viana, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda e mestre em Estudos do Lazer pela UFMG. Pesquisadora do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer - UFMG. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Contagem - MG.
Cristiane Oliveira Pisani Martini, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM; Doutoranda em Educação pela FaE/UFMG. Mestre em Lazer (Interdisciplinar) pela UFMG; Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UFMG; pesquisadora do CEMEF – Centro de Memória da Educação Física, do esporte e do lazer (UFMG).