JORNADA ESCOLAR VERSUS TEMPO DE TREINAMENTO: A PROFISSIONALIZAÇÃO NO FUTEBOL E A FORMAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • André Luiz da Costa e Silva Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Leonardo Bernardes Silva de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Hugo Paula Almeida da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, Jovens Atletas, Esporte, Escola.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o tempo dedicado à formação profissional no futebol e à escola básica entre os atletas das categorias de base dos clubes da cidade do Rio de Janeiro e de fora dela. Realizamos entrevistas estruturadas com 228 atletas – das categorias sub-17 e sub-20 – de 19 clubes do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os atletas dos clubes da capital fluminense. Observamos que os atletas dos clubes da capital investem mais tempo no futebol que os demais jovens entrevistados. Esse tempo destinado ao esporte sugere uma concorrência com a formação escolar. Por fim, afirmamos que o tempo gasto com a formação no futebol pode criar dificuldades para uma vida escolar dedicada e para uma formação cultural de qualidade.

Biografia do Autor

André Luiz da Costa e Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos - Professor do Colégio Internacional Everest - Professor da Rede Estadual

Leonardo Bernardes Silva de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho(2008-2010) com bolsa do CNPq, professor da rede Estadual e Municipal do RJ. Autor dos livros Ensinando Futsal e 1000 exercícios e jogos com bola. Bolsista de apoio técnico CNPq/UFRJ. Atua na Equipe Colaboradora 25, nas avaliações dos projetos pedagógicos e na capacitação dos coordenadores dos núcleos do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério dos Esportes. Produtor de aulas da Educopédia, é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Hugo Paula Almeida da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2011). Teve experiência como Professor Substituto do setor curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp/UFRJ (2011) - atuando nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ (2010); teve experiência como estagiário do Colégio de Aplicação da UFRJ no curso de Educação Física no Ensino Básico. Participa, como pesquisador, do projeto de pesquisa "Escolarização e formação de jovens atletas".

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998). Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-08). Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos culturais/pedagógicos da escola, do esporte, da educação física e das atividades físicas em geral. Lecionou na educação básica e atualmente atua na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação em nível de Graduação, no GESED (Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais), na Especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Pesquisa de Políticas Públicas. Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado, também é autor de livros, capítulos de livros e artigos vinculados aos temas da escolarização, da educação do corpo, da disciplina educação Física e da sociologia do esporte. Av. Pasteur, 250 fundos, 2º andar, sala 224. CEP: 22.290-240 - Campus da Praia Vermelha

Downloads

Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais