(DES) MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Autores

  • JULIANA PIZANI Universidade Estadual de Maringá
  • IEDA PARRA BARBOSA-RINALDI Universidade Estadual de Maringá
  • ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA Universidade Estadual de Maringá
  • LENAMAR FIORESE VIEIRA Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Motivação, Aprendizagem, Educação Física.

Resumo

O estudo objetivou analisar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, buscando compreender possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas et al. (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados utilizamos o teste Mann-Withney, correlação de Spearman, MANOVA e alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%); evidencia-se a necessidade de reconhecimento da motivação como fator interveniente para aprendizagem mesmo o percentual de desmotivação não apresentando valores expressivos. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

JULIANA PIZANI, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Possui mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. É membro do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. Suas pesquisas têm como enfoques os aspectos pedagógicos em Educação Física (dimensão educacional e formação profissional), a partir da investigação de fenômenos da cultura de movimento, como jogos e brincadeiras, danças e ginásticas.

IEDA PARRA BARBOSA-RINALDI, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide D do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Motriz, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática e da Revista da Educação Física/UEM.

ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA, Universidade Estadual de Maringá

Formação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação Física. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Pesquisa nas Áreas de Ginástica, teatro, atividades circenses e cultura.

LENAMAR FIORESE VIEIRA, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL.É bolsa produtividade em pesquisa pela Fundação Araucária. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Física Infantil.

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Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais