COMPREENSÕES DE CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS REVISTAS EPS (FRANÇA) E RBCE (BRASIL)
Autores
Terezinha Petrucia da Nóbrega
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Maria Isabel Brandão de Souza Mendes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Jacques Gleyse
Université de Montpellier
Palavras-chave:
Corpo, epistemologia, educação física, análise de conteúdo.
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a compreensão de corpo e a maneira pela qual essa compreensão é transformada no campo da Educação Física, na França e no Brasil, no período de 1980 a 1990. Foram analisados 76 artigos da Revue Education Physique et Sportive e 74 artigos da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Interessou-nos tecer aproximações e divergências entre os dois países nesse período.
Biografia do Autor
Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em Educação pela UNIMEP
Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Natal – Rio Grande do Norte - Brasil
Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em Educação pela UFRN
Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Natal – Rio Grande do Norte - Brasil
Jacques Gleyse, Université de Montpellier
Doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris X Nanterre
Professeur des Universités à l`IUFM de Montepellier, Université de Montpellier 2