COMPREENSÕES DE CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS REVISTAS EPS (FRANÇA) E RBCE (BRASIL)

Autores

  • Terezinha Petrucia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacques Gleyse Université de Montpellier

Palavras-chave:

Corpo, epistemologia, educação física, análise de conteúdo.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a compreensão de corpo e a maneira pela qual essa compreensão é transformada no campo da Educação Física, na França e no Brasil, no período de 1980 a 1990. Foram analisados 76 artigos da Revue Education Physique et Sportive e 74 artigos da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. Interessou-nos tecer aproximações e divergências entre os dois países nesse período.

Biografia do Autor

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UNIMEP Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Natal – Rio Grande do Norte - Brasil

Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UFRN Docente da UFRN do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Natal – Rio Grande do Norte - Brasil

Jacques Gleyse, Université de Montpellier

Doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris X Nanterre Professeur des Universités à l`IUFM de Montepellier, Université de Montpellier 2

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais