O MARKETING ESPORTIVO NA GESTÃO DO VOLEIBOL BRASILEIRO: FRAGMENTOS TEÓRICOS REFERENTES AO PROCESSO DE ESPETACULARIZAÇÃO DA MODALIDADE
Autores
Juliana Vlastuin Vlastuin
Bárbara Schausteck de Almeida
Wanderley Marchi Júnior
Resumo
O objetivo do presente trabalho é apresentar a ferramenta do marketing esportivo integrada à gestão do voleibol brasileiro. Para a consecução do objetivo proposto, foi realizada a construção exploratória do tema a partir da associação de marcas com o esporte no âmbito profissional. O cenário perspectiva uma relação mercantil resultante de um reordenamento histórico do voleibol, cujos efeitos sociais são perceptíveis em escala crescente pelo contínuo processo de espetacularização da modalidade.
Sport marketing on Brazilian volleyball management: theorical fragments refered to process of its spectacularization
The aim of this work is present the sport marketing as an integrated tool of Brazilian’s volleyball management. To make it happen, it was made an exploratory research about trends association with professional sports. It all represents a market relation established by historical events of volleyball which social meaning visibly grows with its spetacularization process.
Biografia do Autor
Juliana Vlastuin Vlastuin
P
Bárbara Schausteck de Almeida
Aluna do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação Física,
linha de pesquisa “Sociologia do Esporte” – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E-mail: barbaracwb@gmail.com
Wanderley Marchi Júnior
Professor da graduação em educação física e dos programas de mestrado e doutorado do Departamento de Educação Física e Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E-mail: marchijr@ufpr.br