FUTEBOL E MÍDIA: DISCURSO DA PUBLICIDADE DURANTE A COPA NA ÁFRICA DO SUL
Autores
Ariane Boaventura da Silva Sá
Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá (Maringá – Paraná – Brasil)
Roberto Boaventura da Silva Sá
Departamento de Letras, Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá – Mato Grosso – Brasil)
Paula Marçal Natali
Departamento de Educação Física, Campus CRV, Universidade Estadual de Maringá (Maringá – Paraná – Brasil)
Palavras-chave:
Publicidade, Copa do Mundo, política, análise de discursos.
Resumo
Por meio da Análise do Discurso, de orientação francesa, e da Semiótica, para os estudos de imagens, analisamos duas peças publicitárias veiculadas pela televisão durante a Copa de 2010. Centralmente, identificamos estratégias discursivas, nos planos verbal e visual, destacando aspectos culturais e ideológicos sustentadores de tais discursos. Assim, verificamos a incidência de discursos que buscam reforçar a nacionalidade brasileira e demonstrar suposta superioridade de nossa seleção de futebol sobre as demais; sugerem também suposta, superioridade política e econômica de nosso país naquele período. Contribuíram para isso, os discursos que contemplam, pelo viés do esporte, as políticas de inclusão. Logo, demonstramos que tais campanhas auxiliaram na manutenção do sistema vigente.