A INFÂNCIA NA ERA DAS MÍDIAS: CORPOREIDADE EM FOCO

Autores/as

  • Ingrid Dittrich Wiggers Programa de Pós-graduação em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília (Brasília – Distrito Federal – Brasil)
  • Isabelle Borges Siqueira Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de Brasília (Brasília – Distrito Federal – Brasil)
  • Élia Raquel Alves Portella Passos Programa de Pós-graduação em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília (Brasília – Distrito Federal – Brasil)

Palabras clave:

Mídia, infância, corpo, escola.

Resumen

Este trabalho é uma interface de duas pesquisas realizadas com crianças em duas escolas públicas de Brasília. O objetivo foi identificar como a mídia é apropriada pelos alunos, considerando suas manifestações corporais. As técnicas empregadas foram a observação do cotidiano pedagógico e desenhos infantis. Participaram do estudo setenta crianças, entre quatro e seis anos de idade, por três meses. Constatou-se que mensagens midiáticas são exploradas no universo infantil, nas brincadeiras vivenciadas pelas crianças e foram refletidas na forma de consumismo. Os conteúdos midiáticos exercem uma função socializadora, contudo, não atuam como fonte única da cultura corporal, pois brincadeiras tradicionais foram evidenciadas.

Publicado

2016-02-03

Número

Sección

GTT – COMUNICAÇÃO E MÍDIA