PROCESSOS DE CRIAÇÃO NA DANÇA: ABORDAGEM PEDAGÓGICA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E FENOMENOLÓGICA
Autores
Danieli Alves Pereira Marques
Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
Aguinaldo César Surdi
Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
Andrize Ramires Costa
Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
Elenor Kunz
Programa de Pós Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria (Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil)
Palavras-chave:
Dança, mundo vivido, processos criativos, dança-improvisação.
Resumo
Este ensaio busca refletir sobre o ato de dançar e seus processos criativos no contexto educacional. Recorrendo a momentos históricos do universo desta manifestação artística, destacamos mudanças ocorridas nos seus processos de ensino e criação, e a partir desse contexto, procuramos pensar uma relação com o ensino da dança na educação, visando ampliar horizontes nos processos pedagógicos. Trata-se de expor a importância da criação e ressignificação dos movimentos nas experiências dançantes, num processo em que as experiências vividas dos sujeitos podem dialogar de forma constante com o processo de criação em dança. Isso resulta uma experiência que reconhece um “ser” como centro do processo artístico.