CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Naiana Thaíssa Menezes Costa Programa de Pós-graduação em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil)
  • Alan Camargo Silva Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil)

Palavras-chave:

Corpo humano, Educação Física, adolescentes, Ensino Fundamental e Médio.

Resumo

O estudo objetivou verificar de que modo assuntos relacionados a corpo são abordados por professores de Educação Física junto aos alunos do ensino médio e, até que ponto a estética corporal é uma preocupação destes alunos. 51 estudantes participaram da pesquisa e a coleta dos dados foi realizada por meio de questionários. Os dados revelaram demasiada importância dada ao corpo em seu aspecto puramente biológico e estético e, carência de discussões a respeito destes e outros assuntos por parte dos professores de Educação Física. Estas questões são demanda da sociedade contemporânea, e, portanto, seria importante que os docentes abrissem espaço para problematizá-las fomentando, assim, o pensamento crítico de seus alunos.

Downloads

Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – CORPO E CULTURA