ENSINANDO PRÁTICAS CORPORAIS DE ORIGEM AFROBRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Fábio Machado Pinto Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
  • Arestides Joaquim Macomo Curso de Licenciatura em Educação Física, Programa de Iniciação a Docência do Sub-projeto Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
  • Naiade Azevedo Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Física, Lei 10.639/03, cultura afro-brasileira.

Resumo

Analisamos aspectos da experiência de ensino em educação física escolar, numa turma de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal, no período de setembro a dezembro de 2012. Procuramos analisar o trato pedagógico dos conteúdos relacionados a implementação da lei 10.639/03, atenta às desigualdades, contemplando a cultura Afro-Brasileira e Africana. Para tal dividimos a nossa intervenção em três categorias: (1) danças de Moçambique e Angola, Marrabenta e Kuduro, (2) o navio negreiro e as condições desumanas de transporte dos escravos e (3) resistência escrava no Brasil, incluindo a situação atual do negro. Percebemos grande interesse e participação nas atividades desenvolvidas, pois pareceu se iniciar uma compreensão do corpo como uma construção histórico–social.

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – ESCOLA