O ensaio pretende discutir criticamente a idéia de cultura e as propostas formuladas para a educação física (EF) escolar a partir dela. Analisa a produção de Jocimar Daolio apontando
suas inconsistências e lacunas. O objetivo principal, entretanto, não é a obra do autor, mas sua utilização para esclarecer algumas das confusões que vigoram na área dos estudos culturais e pedagógicos da EF escolar.
Anthropology, culture and school physical education
The review intends to discuss the idea of culture and the formulated proposals pertaining school Physical Education from culture´s concept. It analyzes the workmanship of Jocimar Daolio mainly pointing its inconsistencies and gaps. The main objective is not the workmanship of the author, but its use to clarify some of the confusions that invigorate in the
area of the cultural and pedagogical studies of the Physical Education.
Biografía del autor/a
Diego Luz Moura
M
Hugo R. Lovisolo
Doutor em antropologia social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Faculdade de
Comunicação Social (FCS)
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
E-mail: lovisolo@globo.com