TORNANDO-SE PROFESSOR E PROFESSORA DE GYMNASTICA: PERCURSOS NO ENSINO NORMAL EM MINAS GERAIS (1890-1898)

Autores

  • Andrea Moreno Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Anna Luiza Ferreira Romão Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Pedro Luiz da Costa Cabral Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Ramona Mendes Fontoura de Morais Programa de Pós-graduação em História da Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Gyna De Ávila Fernandes Programa de Pós-graduação em História da Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)
  • Cristiane Oliveira Pisani Martini Programa de Pós-graduação em História da Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil)

Palavras-chave:

Gymnastica, ensino normal, formação de professores, história das disciplinas.

Resumo

Qual o percurso traçado pelos sujeitos para se tornarem professores da cadeira de Gymnastica? Quem são os sujeitos envolvidos com o seu ensino? Como aconteciam os exames de provimento da cadeira? Estas são perguntas que norteiam o trabalho, cujo objetivo mais amplo é perceber, a partir da legislação, dos programas de ensino, de pontos de provas, de atas de exames e de relatórios, como, pouco a pouco, a Gymnastica vai sendo forjada no e pelo ensino normal. Particularmente, interessa-nos reconhecer os sujeitos e suas trajetórias até se tornarem professores da cadeira. Ponderamos ainda que o percurso da cadeira de Gymnastica na formação de professores em Minas Gerais – seu enraizamento e sua afirmação – foi um processo complexo, do qual professores tiveram um papel fundamental.

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE