INCLUSÃO E DIFERENÇA NA ESCOLA: O LEGADO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Gilmar de Carvalho Cruz Departamento de Educação Física, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Irati – Paraná – Brasil)
  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Departamento de Educação Física e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Irati – Paraná – Brasil)

Palabras clave:

Educação Física, formação profissional, inclusão, escola.

Resumen

O estudo objetivou analisar a implicação de um curso de formação profissional de professores de Educação Física na compreensão de licenciandos sobre a docência em contextos educacionais inclusivos. Discentes de uma universidade paranaense responderam a três perguntas abertas – duas relacionadas a situações-problema sobre intervenção profissional em contextos educacionais inclusivos. No que diz respeito ao entendimento sobre inclusão escolar os resultados apontam superficialidade em 39% das respostas e conhecimentos básicos em 61% das respostas. Indicam ainda que 61% dos participantes não expressam conhecimentos suficientes para incluir alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física. Observa-se contradição entre ordenamento legal e processo formativo oferecido.

Publicado

2016-02-04

Número

Sección

GTT – INCLUSÃO E DIFERENÇA