(Re)investimento na integralidade da formação do licenciado em educação física
Autores
Júlio Cesar Schmitt Rocha
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Juarez Vieira do Nascimento
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Palavras-chave:
Formação do educador, Currículo, Educação física, Ensaio
Resumo
O objetivo deste ensaio foi apresentar posicionamentos que possam minimizar o imediatismo na formação do licenciado em educação física. Percorreu-se o caminho ligado aos propósitos da formação do educador e as expectativas e intencionalidades nela projetadas em busca de uma maior integralidade educativa, que não se restrinja à formação de caráter unicamente qualificadora de habilitação. Situou-se a organização curricular e o currículo como construção social, no qual três perspectivas interagem e se impõem com a mesma relevância: os conteúdos específicos, as habilidades técnicas e as relações situacionais. Destacou-se, para assegurar a integralidade formativa do professor protagonista e situado socialmente, a essencial reciprocidade e equilíbrio entre saberes e valores como qualificadores das intenções pretendidas e fonte de (re) significação das diversas etapas de formação.
Biografia do Autor
Júlio Cesar Schmitt Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil