IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESEMPENHO MOTOR DE UMA PESSOA PORTADORA DE PARALISIA CEREBRAL

Autores

  • Gilmar de Carvalho Cruz UEL
  • Juliana Aparecida Rodrigues

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o impacto da organização do ambiente no desempenho de um escolar, portador de paralisia cerebral, na realização de uma tarefa motora relacionada ao padrão de movimento andar. Para tanto se realizou um estudo de caso quase-experimental que teve como fonte para coleta de dados sessões de educação física da Escola de Educação Especial Cristo Rei – Apae de Colorado-PR. O sujeito do estudo – 14 anos de idade e aluno regular da referida instituição, apresentando deficiência mental e paralisia cerebral com hemiplegia espástica no lado direito do corpo – foi submetido à tarefa andar sobre obstáculos em duas situações distintas (A e B). O teste “t” de Student apontou diferença estatisticamente significativa – nível de 1% de probabilidade – entre os tempos necessários à execução da tarefa. Os resultados encontrados indicam que o modo como se organizou o ambiente para realização da tarefa produziu impacto objetivo no desempenho do aluno. Portanto, a organização do ambiente de aulas de educação física sugere ser de grande relevância à obtenção de êxito em nossos propósitos educacionais.

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