O JOGO COMO CONTEÚDO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO SOCIAL

Autores

  • Jeferson Retondar Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o jogo como um dos conteúdos fundamentais de ensino da educação física, considerando-o a partir de seus pressupostos simbólico, mítico e estético. A partir do recorte interpretativo dos estudos de imaginário social, compreendemos que para além dos inúmeros sentidos que motivam os jogadores a jogarem, há também, durante o processo do ato de jogar, a emergência de alguns sentidos originários que reatualizam o jogo e o jogar como uma experiência significativa e, ao mesmo tempo, misteriosa.

Biografia do Autor

  • Jeferson Retondar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professor Ajunto do Curso de Educação Física da UERJ, Coordenador do Laboratório do Imaginário e das Representações Sociais Sobre as Atividades Corporais e Lúdicas (LISACEL-UERJ), autor do livro ";;Teoria do jogo: a dimensão lúdica da existência humana";;, pela editora Vozes.

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais