O JOGO COMO CONTEÚDO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO SOCIAL

Autores

  • Jeferson Retondar Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o jogo como um dos conteúdos fundamentais de ensino da educação física, considerando-o a partir de seus pressupostos simbólico, mítico e estético. A partir do recorte interpretativo dos estudos de imaginário social, compreendemos que para além dos inúmeros sentidos que motivam os jogadores a jogarem, há também, durante o processo do ato de jogar, a emergência de alguns sentidos originários que reatualizam o jogo e o jogar como uma experiência significativa e, ao mesmo tempo, misteriosa.

Biografia do Autor

Jeferson Retondar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Ajunto do Curso de Educação Física da UERJ, Coordenador do Laboratório do Imaginário e das Representações Sociais Sobre as Atividades Corporais e Lúdicas (LISACEL-UERJ), autor do livro ";;Teoria do jogo: a dimensão lúdica da existência humana";;, pela editora Vozes.

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais