POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER & POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DENTRO E FORA DA ESCOLA OU DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?

Autores/as

  • Alessandra Dias Mendes Universidade de Brasília
  • Paulo Henrique Azevêdo Universidade de Brasília

Palabras clave:

Políticas públicas, esporte, lazer, educação física.

Resumen

Comparou-se a histórica precariedade da educação física escolar ao quadro de crescimento das políticas públicas de esporte e lazer, e de projetos sociais esportivos no Brasil. Considerando que o público-alvo é o mesmo, crianças e jovens em idade escolar, mas reconhecendo os objetivos diferenciados, confrontamos esses quadros, buscando questioná-los e explicitar a funcionalidade atribuída ao esporte e ao lazer. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica que permitisse observar o caminho que conduziu aos referidos quadros. Os resultados evidenciaram que, no atual ordenamento sociopolítico-econômico, a utilização do esporte e do lazer ocorre ora como mercadoria, ora como pseudodireito social, haja vista seu uso enquanto aparelho ideológico estatal (dentro e fora da escola).

Biografía del autor/a

Alessandra Dias Mendes, Universidade de Brasília

Mestranda em Esporte e Atividade Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Realiza pesquisa livre e voluntária sobre Nível de Atividade Física em Universitários. Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e de Esporte e Lazer, e Mercado de Trabalho em Educação Física. (http://lattes.cnpq.br/7103563294669681)

Paulo Henrique Azevêdo, Universidade de Brasília

Mestre em Administração (2002) e Doutor em Educação Física (2004). Docente da Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação Física, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado). (http://lattes.cnpq.br/2116826482633543)

Archivos adicionales

Publicado

2010-11-17

Número

Sección

Artigos Originais