A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: MERGULHANDO NO UNIVERSO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO AMAPÁ/AP.

Autores

  • Maria da Conceição dos Santos Costa Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes
  • Maria do Socorro dos Santos Mendonça
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado que interpreta o cotidiano de uma professora de educação física em uma escola pública do estado do Amapá (AP). Optamos pela etnografia educativa por possibilitar, nos espaços educativos, revelar as debilidades, sinalizar as necessidades e/ou preparar caminho para as mudanças. Encontramos na categoria: “Os projetos da escola e sua inserção na educação física” a revelação de um cotidiano que influencia diretamente o planejamento do componente curricular educação física. Concluímos que é necessário dar vozes aos fatos silenciados na escola, como o envolvimento que a professora faz acontecer no dia a dia, abraçando vários projetos, mesmo que estes interfiram em suas aulas.

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes

Profª. de Educação Física da Rede Estadual de Educação do Amapá/Ap (2009), graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2004) Esp. em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (2006) Mestranda do Programa de Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco - Rj (2009).

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Profª. do curso de Educação Física da Universidade Federal Fluminense - Brasil         Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Barcelona – Espanha

Downloads

Publicado

2010-03-03

Edição

Seção

Artigos Originais