A PRODUÇÃO DE IMAGINÁRIOS SOCIAIS SOBRE A ESCOLA E SEUS EFEITOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Francisco Eduardo Caparróz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ueberson Ribeiro Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Física escolar, imaginário social, escolarização, formação inicial.

Resumo

Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.

Biografia do Autor

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo. Membro do LAboratório de Estudos em Educação Física - LESEF

Francisco Eduardo Caparróz, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade do Espírito Santo. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física - LESEF

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física Escolar

Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física-LESEF/CEFD/UFES.

Professor da Rede Municipal de Vitória

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Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais