ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jane Márcia Mazzarino UNIVATES
  • Atos Prinz Falkenbach (in memorian)
  • Simone Rissi UNIVATES Centro Universitário

Palavras-chave:

Acessibilidade, inclusão, deficiência visual, escola.

Resumo

 

O presente estudo tem como problema de investigação compreender como a escola e as aulas de Educação Física apresentam condições de acessibilidade e de inclusão para uma aluna com deficiência visual na escola comum. O objetivo é investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de uma aluna com deficiência visual nas aulas de Educação Física, bem como este processo repercute na aprendizagem e no desenvolvimento da aluna. A metodologia do estudo é de caráter qualitativo, na modalidade do estudo de caso. O estudo conclui que a inclusão de uma aluna com deficiência visual na escola contribui para um aprendizado mútuo entre os alunos, bem como de que a escola e sua comunidade precisam manter-se em contínua qualificação e busca de avanços de conhecimentos nessa área.

Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino, UNIVATES

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES

Atos Prinz Falkenbach, (in memorian)

Docente do Curso de Educação Física - UNIVATES

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES

Simone Rissi, UNIVATES Centro Universitário

Professora de Educação Física

Mestranda em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES

 

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais