INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROJETOS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE CIDADANIA E ESPORTE EM VILA VELHA (ES)

Autores

  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho

Resumo

Este artigo analisa um modo de intervenção da educação física em um projeto social, a partir das relações que os sujeitos desse projeto estabelecem com as atividades físicas e esportivas. O trabalho resulta de estudo etnográfico, durante cinco anos, para investigar as práticas sociais e os discursos de jovens participantes do Projeto Esporte Cidadão (PEC) em Vila Velha (ES), e utiliza a análise crítica do discurso (ACD) para interpretar os sentidos atribuídos às experiências individuais. Conclui que a apropriação de técnicas esportivas, a participação em competições esportivas e as formas relacionais de interação interpessoal constituem os principais saberes valorizados pelos participantes do PEC. O estudo indica que a comunidade discursiva é capaz de estabelecer suas prioridades, que são autolegitimadas por critérios próprios de competência.

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Publicado

2009-10-28

Edição

Seção

Artigos Originais