EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Cristiane Guimarães de Lacerda UFBA/Bahia (estudante)
  • Martha Benevides da Costa UNEB/Bahia (professora)

Palavras-chave:

Educação Infantil, formação de professores, Educação Física, currículo.

Resumo

Esta pesquisa é uma análise do currículo de formação dos professores de Educação Física de uma universidade estadual baiana no que diz respeito às especi?cidades para a futura atuação na Educação Infantil. O trabalho objetivou identi?car se o currículo atual do referido curso oferece subsídios para atuação dos futuros professores nas escolas de Educação In- fantil. Tratou-se de uma pesquisa documental com enfoque dialético. O currículo analisado dá conta de aspectos gerais referentes a uma atuação consciente na Educação Infantil. No entanto, poucas são as citações especí?cas à Educação Infantil, e estas apresentam enfoques contraditórios, além de uma sobreposição de conteúdos entre as disciplinas.

Biografia do Autor

Cristiane Guimarães de Lacerda, UFBA/Bahia (estudante)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Estudante da Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física, Esporte e Lazer pela UFBA

Atua como docente em escolas de Educação Básica no segmento da Educação Infantil na Escola Barbosa Alves, da rede particular de ensino de Feira de Santana.

Desenvolve seus estudos no campo do currículo e da inserção da Educação Física na Educação Infantil.

Martha Benevides da Costa, UNEB/Bahia (professora)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia

Professora Auxiliar do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB/Campus II.

Desenvolve estudos no campo da Educação Física escolar, Educação Física na Educação Infantil e Mídia.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais