COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE JOGADORES DE FUTEBOL DE DIFERENTES CATEGORIAS E POSIÇÕES

Autores

  • Diogo Schüler Giacomini Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
  • Erick Godinho Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar e comparar o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de jogadores de Futebol de diferentes categorias e posições. A amostra deste estudo foi constituída por 221 jogadores de Futebol de campo do sexo masculino. A partir dos resultados encontrados, chegou-se às seguintes considerações: na comparação do CTD por categoria, as diferenças apresentadas foram da categoria Pré-infantil para as categorias Infantil (p=0,001) e Juvenil (p=0,002), porém não foram encontradas diferenças significativas entre as categorias Infantil e Juvenil para essa variável. Quando agrupou-se os jogadores por posição específica, não registraram-se diferenças significativas de CTD entre os mesmos, apesar de uma vantagem nos escores descritivos para os meias e atacantes. Portanto, pode-se concluir que próximo dos 14 anos de idade o CTD é um fator que diferencia os atletas por categoria, porém a partir dos 15 anos de idade, esse conhecimento provavelmente já está assimilado de forma processual pelo praticante, quando se submete a um treinamento sistematizado e uma prática constante ao longo dos anos.

Biografia do Autor

Diogo Schüler Giacomini, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Mestre em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, EEFTO-UFMG.Brasil

Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação-CECA - Centro de Exelência Esportiva - CENESP

 

Erick Godinho Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, EEFTO-UFMG.Brasil

Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação-CECA - Centro de Exelência Esportiva - CENESP

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG- Brasil

Membro da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte/UFMG

Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação / Centro de Multimídia

Centro de Excelência Esportiva

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais