OS JOGOS PAN-AMERICANOS RIO/2007 E O AGENDAMENTO MIDIÁTICO-ESPORTIVO: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO COM ESCOLARES

Autores

  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe
  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Nesta pesquisa, caracterizada como estudo de recepção, analisamos como jovens estudantes compreendem e interpretam as estratégias de agendamento dos Jogos Pan-americanos Rio/2007. Para analisar os questionários-recordatários, os dados transcritos dos grupos de discussão e também do diário de campo, fizemos uso das técnicas da análise de conteúdo. Foram identificadas 5 categorias: Personagens do Pan, Infra-estrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana e Contagem Regressiva. Por fim, consideramos adequado sugerirmos o desenvolvimento de mídia-educação no âmbito escolar, em especial na Educação Física, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos.

Palavras-Chave: estudo de recepção; agendamento esportivo; Jogos Pan-americanos Rio-2007; Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação Física/UFSC

Professor DEF/CCBS/UFS

Pesquisador Labomídia/UFS/UFSC

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física/UNICAMP

Professor DEF/CDS/UFSC

Coordenador Labomídia/UFSC

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais