A MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI ESPORTIVO: ANÁLISE DE PUBLICIDADES COM RONALDO “FENÔMENO”

Autores

  • Marcos Roberto Godoi

Palavras-chave:

Mídia, publicidade, herói esportivo, discurso.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda “Ronaldo toureiro” criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas “Boas vindas a Ronaldo” e “Ronaldo brahmeiro”, as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.

Biografia do Autor

  • Marcos Roberto Godoi
    Licenciado em Educação Física pela UFMT (1999), mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT (2006). Foi professor nos cursos de Educação Física do Univag - Centro Universitário e na UFMT. É professor da Rede Pública de Ensino de Cuiabá-MT. É secretário adjunto da Secretaria Estadual do CBCE-MT.

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais