A MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI ESPORTIVO: ANÁLISE DE PUBLICIDADES COM RONALDO “FENÔMENO”

Autores

  • Marcos Roberto Godoi

Palavras-chave:

Mídia, publicidade, herói esportivo, discurso.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os discursos e imagens utilizadas na construção do herói esportivo. O corpus de análise foi constituído por três peças publicitárias com o jogador de futebol Ronaldo, que foram descritas e posteriormente analisadas com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Pode-se concluir que a propaganda “Ronaldo toureiro” criou a imagem do herói capaz de feitos extraordinários, inexplicáveis e admiráveis, misturando elementos do real e do irreal. Já nas propagandas “Boas vindas a Ronaldo” e “Ronaldo brahmeiro”, as estratégias discursivas constroem a imagem do herói capaz de superar os obstáculos e dificuldades, ressaltando a persistência, determinação e a capacidade de acreditar em si, se ancorando na formação ideológica do neoliberalismo.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi

Licenciado em Educação Física pela UFMT (1999), mestre em Estudos da Linguagem pela UFMT (2006). Foi professor nos cursos de Educação Física do Univag - Centro Universitário e na UFMT. É professor da Rede Pública de Ensino de Cuiabá-MT. É secretário adjunto da Secretaria Estadual do CBCE-MT.

Downloads

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais