ANÁLISE DA DANÇA COMO CONTEÚDO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

Authors

  • Edmara Cristina Bonetti Buogo Escola Estadual Almirante Barroso
  • Larissa Michelle Lara UEM

Keywords:

Educação física, currículo, dança, escola.

Abstract

O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.

Author Biographies

Edmara Cristina Bonetti Buogo, Escola Estadual Almirante Barroso

Professora da Escola Estadual Almirante Barroso/Rondon-PR. Participante do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)-2007-2008.

E-mail: edmarabbuogo@hotmail.com

Larissa Michelle Lara, UEM

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora local do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM-UEL. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

E-mail: lmlara@uem.br

 

Published

2011-08-16

Issue

Section

Artigos Originais