PREOCUPAÇÕES AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE: ESTUDOS DE CASO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

Autores

  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Docentes, preocupações, escolas públicas, educação física.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as preocupações de professores de Educação Física. Participaram do estudo quatro professores efetivos e com mais de 25 anos de atuação no magistério público estadual de Santa Catarina. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, e a técnica de análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram alterações importantes nas percepções de preocupações ao longo da carreira docente. Os professores iniciaram na profissão preocupados com as condições de trabalho ofertadas, pautando-se posteriormente na ação didática e nas propostas governamentais para a escola pública. Nos ciclos finais de vida docente destacaram-se as preocupações com os problemas sociais a que os alunos são expostos.

Biografia do Autor

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Docente do Curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional e nível de satisfação profissional.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diretor do Centro de Desportos da UFSC, Coordenador Adjunto da Área 21 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais