DICAS DE APRENDIZAGEM AUXILIAM AS CRIANÇAS COM TDC NA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA COMPLEXA?

Autores

  • Josiane Medina-Papst Universidade Estadual de Londrina
  • Iverson Ladewig Universidade Federal do Paraná
  • André Félix Rodacki Universidade Estadual de Londrina
  • Inara Marques Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC), aprendizagem.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar se as dicas de aprendizagem auxiliam crianças com TDC na aquisição de uma habilidade motora complexa. Dez crianças com TDC e 14 de desenvolvi- mento típico, de 9 a 11 anos, foram divididas nos grupos TDC com dicas (TDCD), TDC sem dicas (TDCS), desenvolvimento típico com dicas (GDTD) e desenvolvimento típico sem dicas (GDTS). As crianças participaram de sete aulas, durante três semanas, para a aprendizagem do rolamento peixe, com o uso das dicas “empurre o chão”, “coloque a mão o mais longe possível” e “queixo no peito”. Os resultados não foram estatisticamente significantes entre os grupos, o que evidencia que as dicas não apresentaram efeito positivo na aprendizagem do rolamento peixe.

Biografia do Autor

Josiane Medina-Papst, Universidade Estadual de Londrina

Iverson Ladewig, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Motor e Estudos do Esporte pela University of Pittsburgh-Pittsburgh. Professor associado II na Universidade Federal do Paraná no Departamento de Educação Física. Pesquisador do Centro de Estudos em Comportamento Motor/CECOM-UFPR.

André Félix Rodacki, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Exercício e Ciência do Esporte pela Manchester Metropolitan University-Grã Bretanha. Professor adjunto IV na Universidade Federal do Paraná no Departamento de Educação Física. Pesquisador do Centro de Estudos em Comportamento Motor/CECOM-UFPR.

Inara Marques, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Professora adjunto D na Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação Física. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora/GEPEDAM-UEL.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais