ENSAIANDO O “NOVO” EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE SEUS ATORES

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí
  • Marlon André da Silva CEAP

Palavras-chave:

Prática pedagógica, formação profissional, educação física escolar, escola.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa com professores que realizam práticas pedagógicas “inovadoras” na Educação Física escolar. Procura-se conhecer e analisar os elementos que, na ótica desses professores, foram/estão sendo importantes para a realização e sustentação dessas práticas. Os relatos dos professores investigados e a posterior análise dos elementos por eles apontados, por um lado, reforçam a ideia de que a compreensão da totalidade desse fenômeno não pode ser efetuada sem olharmos para a complexa rede de relações de fatores intra e extraescolares. Por outro, tampouco é possível abordar o problema sem levar em consideração o percurso profissional do professor “inovador”.

Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Unijuí

Doutor em Educação pela Unicamp e professor do departamento de pedagogia da Unijuí.

Marlon André da Silva, CEAP

Mestre em Educação nas Ciências e professor de Educação Física do ensino médio da rede pública e privada no RS.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais