AUTOEFICÁCIA DOCENTE, SATISFAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR NA DOCÊNCIA POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Roberto Tadeu Iaochite Universidade Estadual Paulista, IB, Rio Claro
  • Roberta Gurgel Azzi Universidade Estadual de Campinas
  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro José Winterstein Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Autoeficácia, professor, educação física, ensino.

Abstract

Este estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de professores de educação física e sua relação com nível de satisfação pessoal e de disposição em continuar na atividade de ensino. Participaram 220 professores de escolas públicas e privadas da região de Campinas e do Vale do Paraíba, SP. Foi utilizado uma escala de autoeficácia docente e um questionário de caracterização. A AED foi elevada, sendo que a Eficácia do manejo da classe mostrou-se significativamente inferior quando os professores apresentavam níveis baixos ou médios de satisfação ou de disposição. Nota-se que, apesar da tendência positiva na percepção do professor, a promoção da AED se mostra relevante, especialmente quando é discutido seu papel na prevenção ou intervenção frente à saúde do professor.

Author Biographies

Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista, IB, Rio Claro

Professor Assistente Doutor do Dept. de Educação da Universidade Estadual Paulista, IB, campus Rio Claro. Pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental - Faculdade de Educação, UNICAMP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física – UNESP/RC.

Roberta Gurgel Azzi, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutora pela UFSCar, docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental FE/UNICAMP. Integra a Coordenação Técnico-científica da BVS-Psi Brasil. Orienta e realiza investigações a partir do referencial da Teoria Social Cognitiva.

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Universidade Estadual de Campinas vinculada ao Departamento de Psicologia Educacional. Chefe do Departamento Psicologia Educacional, Faculdade de Educação, UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - Faculdade de Educação, UNICAMP. Membro do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

Pedro José Winterstein, Universidade Estadual de Campinas

Professor Associado MS-5 da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física, Esporte e Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Motivação e emoção bem como desenvolvimento de instrumentos de avaliação.

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Published

2011-08-16

Issue

Section

Artigos Originais